quarta-feira, 16 de abril de 2008

Navio Quebra Gelo


Existem dois tipos: um grande e potente com a proa em forma de cunha, que sobe no gelo e a rompe com seu peso; e outro, menor e menos potente, com a proa reforçada, que abre passagem cortando o gelo.

quebra-gelo é um navio especialmente concebido, cuja proa tem um formato apropriado para a quebra de gelo, que o permite navegar através de águas cobertas por gelo.

Enquanto um navio normal de alto mar tem uma proa mais ou menos vertical, geralmente com um bolbo submerso, os navios quebra-gelos têm uma proa semelhante a uma rampa invertida.
os navios quebra-gelos têm uma proa semelhante a uma rampa invertida. Ao forçar caminho para vante, esta rampa impele a proa no navio para cima. Existe uma altura em que o peso do navio é tão grande que o gelo não suporta mais e quebra.Em qualquer tipo, a roda de proa - pela de madeira ou de metal que é uma continuação da quilha - deve ser muito robusta e inclinada para evitar abalos na estrutura do navio, caso o choque com o gelo seja insuficiente para que este se quebre. Os modelos atuais têm também tanques de lastro laterais que lhes permitem balançar de um lado para outro, facilitando o trabalho de escavação

Nenhum comentário: